psAbs Onde divido meu conhecimento

14out/130

Leite

Intolerância à Lactose

Incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite), devido a deficiência ou ausência da enzima lactase, enzima esta que possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples.
Náusea, dores abdominais, diarreia, distensão abdominal, gases, e desconforto são alguns dos sintomas. Diabetes, obesidade e infecções, são outros problemas causados pelo leite.
Ocorrem com cerca de 25% de brasileiros. O IBGE revelou que o consumo de leite no Brasil diminuiu cerca de 40% nos últimos 30 anos.

Ossos fortes?

Lobby da indústria leiteira. Dados coletados em 40 anos indicam que quanto mais leite ou derivados são ingeridos, mais chances de ocorrerem fraturas na bacia, sinal mais indicativo de osteoporose.
Apesar de ser concentrado em cálcio, este excesso acidifica o organismo e leva a perda do mineral já fixado nos ossos. Rico em gordura, tanto o leite quanto os derivados, ajudam no sobrepeso, que por sua vez, aumenta o risco de diabetes e problemas no coração.

Fontes de Cálcio

Biodisponibilidade: Quantidade do nutriente de um alimento que se consegue absorver.
Brócolis, baixo cálcio total, mas alto aproveitamento. Feijão branco, muito cálcio, mas baixo aproveitamento ou biodisponibilidade.
Entre as melhores fontes: brócolis, repolho, couve, folha de mostarda, tofu, feijão azuki, batata-doce, feijão branco e espinafre.
Leguminosas, como feijões, ervilha e grão-de-bico devem ficar de molho na água, por pelo menos uma noite. Faz com que o grão consuma o ácido fícito, que atrapalha na absorção do cálcio após ingerido.
A alimentação vegetariana é mais alcalina e poupa a massa corpórea.

Impactos Ambientais

15 milhões de toneladas de grão e cereais.
120 milhões de toneladas de forragens.
255 bilhões de litros de água para as vacas.
São utilizados para extrairmos, no Brasil, cerca de 30 milhões de toneladas de leite de vaca por ano.
400 milhões de toneladas de excrementos.
100 a 300 litros de gás metano por dia são expelidos por vaca.
22 a 23 milhões de vacas, eram o rebanho no Brasil, à cinco anos.
90% do metano gerado no Brasil e 28% no mundo, gás que contribui com cerca de 23% do efeito estufa.

Crueldade

São constantemente inseminadas, sugadas com bombas elétricas, e após em média 4 anos, são abatidas e vendidas como carne de segunda, bezerros como baby beef meses após o nascimento.
Não evoluíram para produzir até quase 100 litros de leite por dia, ou digerirem carboidratos e proteínas vindo dos cereais e grãos. São herbívoras e o excesso de proteína acidifica o organismo, causando inflamações e degenerações dos cascos, distúrbios digestórios e inflamações nas glândulas mamárias.

Referências

Revista Vegetarianismo, n.83
Dra. Sônia T. Felipe, livro Galactolatria

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Current month ye@r day *

Sem trackbacks